Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

Veja Tudo Sobre o MDF



O mdf é uma madeira com grande extensibilidade quanto à sua aplicação. Pode ser utilizado para fazer móveis, gavetas, confecção de portas, divisórias, detalhes nas mobílias, escrivaninhas, prateleiras e tampos de mesa. Dessa forma, é importante saber o que é mdf e como aproveitar esse material.


O que é mdf?
A sigla mdf representa Medium Density Fiberboard ou Placa de Fibra de Média Densidade. Para produzir o mdf, o processo envolve prensar uma mistura de fibras de madeira, utilizando ainda resinas sintéticas e aditivos.
Para que você entenda para que serve mdf, as placas desta madeira são homogêneas, não contendo nódulos em seu interior.
Essa característica é fundamental para os diferentes layouts que podem ser feitos nele, já que o mdf possibilita cortes em todas as direções.
Por exemplo, bordas arredondadas ou entalhes dão aos móveis excelentes designs. Os painéis de mdf são propícios ainda para receber camadas de pintura, além de ter outras qualidades como ser leve, possuir boa resistência e de fácil transporte.


Como utilizar o mdf?
Podem ser aproveitados na decoração e constituir diversos itens, como móveis, rodapés, forros, em divisórias, revestimentos de paredes e colunas, racks, compor os pisos, tampos de mesa, armários de cozinha, cabeceiras da cama, escrivaninhas, gavetas, portas e prateleiras.
É importante destacar quais os cuidados que se deve tomar com mdf, como o contato com a água.
Apesar do mdf ter boa resistente à água, isso não quer dizer que a madeira pode ser molhada a todo instante.
O acúmulo de água faz com que as fibras de madeira do mdf inchem, provocando deformação no material. Outro efeito negativo, caso fique em constante contato com a água, é o aparecimento de fungos.
Por isso, é fundamental explicar como utilizar mdf em ambientes úmidos, como na cozinha e banheiro.
Nestes casos, os móveis devem receber um revestimento, tanto nas faces quanto nas bordas dos materiais em mdf, garantindo maior durabilidade dos armários e mobílias.


Tipos do MDF
A madeira mdf é elaborada em folhas que variam de 3 a 60 milímetros. Além disso, poder ter 3 tipos de acabamento. Veja a seguir tudo sobre mdf.
Chapas cruas: são encontradas no mercado em forma de painel de madeira, não possuindo revestimento. Dentre as aplicações das chapas cruas de mdf, as quais podem ser envernizadas ou pintadas, elas são perfeitas para os móveis e molduras.
Chapas revestidas: um laminado em uma ou duas faces recobre o mdf. É um material pré-acabado, podendo ter diferentes texturas, geralmente encontrados nas cores branca e marrom.
BP: o mdf do tipo BP, sigla que representa “baixa pressão”, é resistente à água.
Há ainda outros tipos de mdf, com outras particularidades, como aqueles que possuem chapas mais flexíveis, outros não são deteriorados quando entram em contato com o fogo, e por fim, algumas placas de mdf recebem proteção antibacteriana.


O MDF é protegido contra os cupins?
Diante das vantagens e desvantagens do mdf, muitos classificam erroneamente a imunidade aos cupins como uma vantagem. Este pensamento é um mito, pois o mdf não possui proteção natural contra os cupins.
Deste modo, assim como as outras madeiras, o local de instalação dos móveis em mdf deve ser dedetizado normalmente. Passar uma camada de verniz no item de mdf também ajuda a prevenir os cupins.


Conclusão
Neste artigo foi compreendido o que é mdf e os principais atributos do material, os quais viabilizam seu uso em diferentes situações.
Algumas das propriedades do mdf são sua leveza, o que é uma vantagem comparado a outros tipo de madeira, boa resistência, permitir diferentes tipos de acabamento e possibilitar a pintura no material.