Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

Como Tratar e Impermeabilizar Madeiras



É necessário tratar e impermeabilizar objetos de madeira sujeitos a variação do tempo e umidade, caso contrário, a peça pode sofrer rápida deterioração, deformidades, escurecimento, infiltrações e aparecimento de fungos.

Segue alguns métodos para tratar e impermeabilizar madeiras:

Verniz
Adquira um verniz para tratar e impermeabilizar madeiras de exteriores, de preferência semitransparente a base de óleo.

O verniz tem como característica realçar as cores da madeira, por isso é aconselhável desgastar as superfícies com uma lixa de papel, de baixa granulação, para retirar as imperfeições.

Feito isso, limpe o local a ser tratado com um pano seco. Estando limpo e seco, aplique a substância com um pincel na madeira a ser tratada e impermeabilizada.

Pincele nos sentidos dos veios da madeira e uniformemente.

Se a madeira for macia, deverá aplicar de duas a três vezes, porque elas absorvem muito líquido.

Espere 24 horas para passar outra demão.

Mas antes de fazê-lo, pegue uma lixa de alta granulação e retire os excessos do verniz na madeira.

Por ter recebido uma primeira camada do óleo, a madeira a ser tratada e impermeabilizada demorará mais para absorver o conteúdo. Quando não estiver mais pegajosa é sinal de que está apta a receber nova camada de verniz.

Depois da terceira demão, deixe a madeira descansar por 3 dias antes de usá-la.

Impermeabilizante
Essa opção de tratamento e impermeabilização de madeira é indicada para os casos em que o móvel já recebeu um tratamento anterior, pois o verniz teria mais dificuldade de impregnação.

É preciso retirar toda a camada anterior com uma lixa de papel, do contrário, o impermeabilizante também enfrentará dificuldades para se infiltrar.

Onde houver imperfeições, use uma lixa de baixa granulação. Depois, para deixar a superfície regular, use uma de alta granulação.

Com a superfície limpa, aplique uma camada homogênea com o pincel. É recomendável que a temperatura e a umidade do ar estejam de acordo com a fabricante do produto.

Conforme instruções no rótulo, aguarde o tempo de secagem.

Assim como no verniz, será necessário retirar os excessos das camadas com uma lixa.

Somente após dias de descanso é que será possível o uso do móvel.

Óleo
Esse método de tratamento e impermeabilização de madeira é aconselhado para pequenas peças de madeiras, como tábuas de cortes.

Os mais utilizados são os de linhaça, de noz e o de tungue.

O de noz é o mais acessível tanto em termo de preço como de popularidade.

Você pode usá-lo no estado puro, mas há relatos de que a mistura com um recipiente inteiro de vinagre e meio de aguarrás traz resultados mais expressivos.

Se optar pela segunda, misture-os em uma lata de metal.

O processo é parecido com os outros métodos de tratamento e impermeabilização de madeiras, precisando sempre retirar as irregularidades entre uma camada e outra afim de melhor absorção e aparência.

O que difere é que, no caso do óleo, não se usa pincel, mas um pano limpo e seco, para esfregar a superfície, usa-se, obrigatoriamente, a palha de aço n.º 0000 e, após a última demão, é necessário esfregar a superfície uma vez mais.

Jamais jogue o óleo diretamente na madeira.

Espere 30 minutos após aplicar o conteúdo e retire os excessos com um pano.

Não permita a formação de poças.

Entre uma fase e outra, aguarde 24 horas para aplicar as outras camadas.

Deixe-a secar por várias semanas antes do uso.

Conclusão
Para prolongar a vida útil de objetos em madeira é preciso tratá-los e impermeabilizá-los sempre observando o seu tipo, o cuidado com a limpeza e os períodos de secagem.