Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

6 Tipos de Tintas para Madeiras


Escolher a tinta certa pode ser assustador quando você vê fila após fileira de latas de tinta na loja de ferragens.

A pintura tem que proteger a madeira, ser durável e fácil de limpar. Também tem que ter boa aparência.

Faça a escolha errada da pintura e você terá que conviver com ela ou corrigir o erro, o que pode significar muito mais trabalho.

A tinta consiste em pigmento (cor), solvente, aglutinante e aditivos. O solvente é o líquido, que evapora, deixando o aglutinante e os aditivos para fornecer o acabamento e a proteção.

Primer
O primer fornece uma base à qual o revestimento de superfície adere. Ele sela e protege a madeira ao se unir à madeira. Há tintas autoescorvantes disponíveis, mas qualquer profissional irá aconselhá-lo a usar primer madeira para garantir um excelente acabamento. Escolha uma cor semelhante ao acabamento.

Látex/Acrílico
Látex ou tinta acrílica é adequada para quase qualquer superfície de madeira. Ele fornece um acabamento resistente, mas também permite que a superfície respire, permitindo assim a evaporação da umidade.

O solvente na tinta látex é a água, o que facilita a limpeza e gera menos fumaça. Látex vem em vários brilhos, como plana (matte), casca de ovo (cetim), semi-gloss ou brilho.

Há uma escolha de cor quase ilimitada, pois o látex pode ser misturado com as especificações do cliente. Algumas desvantagens são que é difícil de remover em uma data posterior e não é durável o suficiente para algumas superfícies, como rodapés e áreas de tráfego intenso.

Alquídica / à base de óleo
Tintas alquídicas são frequentemente escolhidas para áreas que exigem um alto nível de acabamento de proteção. É adequado para rodapés, portas e até mesmo pisos. É extremamente resistente à água e suportará limpezas frequentes.

É também a melhor escolha para madeira exterior, porque oferece proteção contra condições climáticas variáveis. No entanto, faz menos bem em áreas onde há potencial para a luz solar forte, uma vez que irá oxidar quando constantemente exposto aos raios ultravioletas. O componente solvente na tinta à base de óleo é o espírito mineral, portanto ventile as salas enquanto pinta.

Baixo VOC
Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) estão presentes na maioria das tintas, particularmente em tintas alquídicas. Eles são compostos químicos que criam ozônio reagindo com elementos no ar.

Se estiver pintando um quarto de criança, ou se um membro do domicílio tiver alergias, considere a utilização de tinta de baixo VOC. Procure sempre a marca "selo verde", indicando que a tinta está isenta de ou contém pequenas quantidades de aditivos hostis ao ambiente. Também é possível comprar tinta sem COV de fornecedores especiais.

Pintura Tradicional
Tintas tradicionais - aquelas usadas antes dos métodos modernos de fabricação de tintas - são ecologicamente corretas, pois são feitas de substâncias naturais.

Muitas pessoas estão se voltando para esses acabamentos de pintura, particularmente em casas de época que exigem um acabamento autêntico. Essas tintas incluem cal, tinta láctea e tinta de farinha. Se você gosta de experimentar acabamentos, então você pode gostar de fazer sua própria pintura tradicional.

Pintura decorativa
Pinturas decorativas são normalmente usadas em áreas menores, como móveis e acessórios de madeira. Escolha entre esmalte craquelado, tinta metálica, tinta de pedra, tinta texturizada e até tinta de camurça. Com um pouco de know-how e prática, você pode até criar seu próprio acabamento de pintura decorativa; efeitos de mármore falso, angustiado e esponja.