Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

Saiba Como Manter as Ferramentas Elétricas em Bom Estado



Assim como qualquer outro tipo de equipamento, as ferramentas elétricas também precisam de manutenções e limpezas. Conservá-las significa maior produtividade e durabilidade das mesmas, além de minimizar os riscos de segurança.

Diante disso, fique de olho nas orientações a seguir, a fim de manter as ferramentas elétricas em bom estado.

• Não burle as tomadas dos cabos
Nunca corte o terceiro pino da tomada do cabo das ferramentas elétricas. Não é difícil verificar os operadores que tenham essa conduta. Eles fazem isso para possibilitar a ligação em qualquer ponto de energia.

Tal procedimento trás riscos a segurança, tanto para quem está manipulando a ferramenta elétrica quanto para as pessoas ao redor do equipamento.

Para evitar o problema, utilize uma extensão que alcance tomadas mais distantes. Ou ainda, uma solução prática e fácil é através do adaptador de tomada.

• Realize a limpeza
Procure cuidar das ferramentas, sempre limpando logo após o uso. Siga os itens a seguir para manter a conservação das mesmas.

• Antes de iniciar a limpeza, desligue as ferramentas elétricas e tire da tomada.

• Através de um pincel macio, passe no equipamento para eliminar os possíveis resíduos de materiais.

• Depois, use uma flanela para limpar todo o instrumento de trabalho.

• Uma importante recomendação é deixar livre a saída de ar da ferramenta elétrica. Por isso, limpe esse local e previna o superaquecimento do equipamento.

• Finalizando o processo, verifique a lubrificação das peças das ferramentas elétricas, evitando que estas enferrujem.

• Confira a voltagem
Para manter equipamentos de obra em bom estado, como no caso das ferramentas elétricas, antes de ligá-las observe a voltagem. Apesar da grande maioria dos equipamentos atuais serem bivolts, é sempre indicado que você verifique se as ferramentas elétricas operam tanto em 110V quanto em 220V.

• Faça revisões
As peças e as ferramentas elétricas como um todo sofrem desgastes com o tempo. Por isso, faça revisões periódicas para manter os acessórios dos equipamentos conservados.

Por exemplo, deixe as serras e brocas sempre afiadas, com o intuito de não forçar o instrumento de trabalho. Fique atento também aos estados dos parafusos de aperto da ferramenta elétrica.

Se for uma furadeira, mantenha a chave do mandril presa no instrumento e em bom estado, para evitar dificuldades com a fixação das brocas.

Confira se é necessária a substituição das peças referentes às ferramentas elétricas, conforme indicação do fabricante. Neste caso, troque os rolamentos, os retentores, anéis de isolamento, entre outros. As empresas autorizadas podem lhe auxiliar nas manutenções.

Outra dica para cuidar das ferramentas é consultar o manual de uso dos equipamentos. Você pode saber como se manuseia os instrumentos, porém se as orientações do fabricante forem seguidas passo a passo, as ferramentas elétricas propiciam mais qualidade de trabalho, além de maior segurança.

• Armazene da forma correta
O armazenamento perfeito das ferramentas elétricas é em locais secos e cobertos, livres de umidade. Preserve as embalagens originais, pois as caixas dos mesmos são resistentes e ajudam ainda no transporte dos equipamentos.

Caso você não tenha mais as caixas oficiais, há caixas específicas encontradas no mercado, que acomodam, protegem e organizam as ferramentas elétricas.

Assim, invista numa caixa com variadas divisórias e que seja confeccionada por um material robusto, que suporte bastante peso.

Conclusão
Saber o manejo adequado das ferramentas elétricas e tomando algumas precauções, seu trabalho será realizado com mais qualidade, eficiência e segurança.

Portanto, algumas das dicas para cuidar das ferramentas são de respeitar as tomadas dos cabos das mesmas, analisar a voltagem dos instrumentos, limpar os acessórios e as ferramentas elétricas em si, fazer a revisão e ainda armazenar as mesmas em caixas próprias e em locais secos.