Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

Quanto Tempo Dura um Móvel de Madeira?

A beleza de um móvel de madeira é um fator preponderante para você decidir qual mobília deve adquirir. Porém, não deve ser o único, já que o móvel de madeira precisa ter qualidade e uma vida útil prolongada.
Um bom móvel de madeira pode durar mais de 100 anos. Tudo bem que uma madeira resistente é mais cara, mas a durabilidade do móvel de madeira é um fator que deve pesar no ato de uma compra. Por isso, procure saber a procedência da madeira. Veja alguns materiais com excelente resistência para o móvel de madeira.


Móvel de madeira maciça


O móvel maciço, por ser o estado puro da madeira, é garantia de gerações de vida se bem conservado. Entre algumas das árvores de madeira maciça utilizadas no mercado, podemos destacar o mogno, pinho, carvalho, cedro, itaúba, nogueira e cumaru. Mesas e armários com esse tipo de madeira se destacam, pelo estilo rústico e colonial. Os móveis de madeira maciça tem muita qualidade, sendo resistentes a umidade, calor intenso, perfurações e arranhões. Podem ser utilizados nas áreas externas da casa. Entre as desvantagens de um móvel de madeira maciça, estão o seu preço e a robustez do material. Assim, camas e peças com essa modalidade de material são pesadas. Se você necessita movimentar o móvel de madeira maciça com muita frequência, vai exigir certo trabalho.


Móvel de madeira MDF


O mdf é uma mistura de fibras de madeiras prensadas, compostas ainda por resinas sintéticas e outros aditivos. O móvel de madeira mdf, se for fabricado da maneira adequada, possui excelente qualidade e durabilidade de dezenas de anos. Uma vantagem do mdf é que ele não dilata, ao contrário da madeira maciça. Os móveis de madeira mdf costumam ter o tratamento antibactericida e antifúngico, o que impede o aparecimento de cupins, por exemplo. Outra característica positiva desse material é que sua superfície lisa permite a pintura com facilidade. Seu preço também é uma das vantagens, sendo mais acessível que a madeira maciça. Entre os fatores negativos do móvel de madeira mdf, podem ser ressalvados a menor resistência quando em contato com a umidade e seu grande peso, apesar de ser mais leve que a madeira maciça.


Móvel de madeira MDP


A madeira mdp, se for fabricada nos moldes ideias, é mais resistente e durável que o móvel de madeira em mdf. Sua aparência lembra a madeira maciça. O móvel de madeira mdp é composto pela junção de partículas de madeira em três camadas, sendo duas finas nas superfícies e uma grossa no miolo. Entre os pontos favoráveis do móvel de madeira mdp, pode ser destacada a leveza. Este fator viabiliza mobiliários maiores, com resistência ao empenamento e suportando bem a instalação e remoção de parafusos. O lado negativo do móvel de madeira mdp é que não possui uma superfície ideal para receber pinturas ou colagem de lâminas de madeira. Não tem ainda boa resistência a umidade, assim como o mdf. Veja alguns pontos a seguir para que os móveis de madeira tenham maior
durabilidade:


Preocupe-se com o peso dos objetos colocados sobre os móveis de madeira, como mesas e prateleiras, evitando que o excesso envergue a madeira.

Evite pano úmido para limpar o móvel de madeira.

Não deixe a mobília exposta ao sol. Caso parte da mesma fique localizada num ponto que bata sol, proteja colocando um pano ou uma toalha, para evitar o contato direto com a peça.


Conclusão


O material de um móvel de madeira é fundamental para que o mesmo seja conservado por muitos anos. Dentre os tipos de madeira duráveis, a madeira maciça, mdf e mdp garantem qualidade e resistência à sua mobília de casa. Dessa forma, pesquise e entenda como é feito cada um dos móveis de madeira antes de comprar.