Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

As Principais Ferramentas Para Marcenaria


Sempre teve vontade de entrar no ramo da marcenaria ou de fazer dele um hobby, mas está inseguro por onde começar?

Além, claro, de definir um local adequado para o seu trabalho você precisa ter conhecimento sobre quais são as principais ferramentas para marcenaria.

Listamos as melhores e mais importantes para que se possa iniciar no ramo.

Segue a lista das principais ferramentas para marcenaria:

Serrotes
Sem dúvida devem ser incluídos na lista de ferramentas essenciais para marcenaria, porque é preciso constantemente manipular a madeira para ajustá-la as medidas do projeto, fazendo com que os cortes sejam indispensáveis.

É preciso avaliar sempre o material a ser cortado para se fazer a escolha certa quanto ao tipo de lâmina a ser empregada. Os mais populares são a serra tico-tico e o serrote de costa, universal, de ponta e de poda.

Régua e trena
Fazer medições, cálculos e cortes a olho nu, sem o auxílio desses itens, que certamente podem ser classificados como uma das principais ferramentas para marcenaria, é se submeter a grandes riscos e estresse.

No caso da régua, recomenda-se o uso da feita em aço e com acabamento acetinado, devido à precisão, a longevidade do material e a clareza da leitura. Quanto à trena, aconselham-se usar a que apresente apenas os milímetros, a não ser que precise trabalhar com polegadas, pois facilita na leitura.

Furadeira
Importantíssima para a montagem de peças, sem ela não é possível fazer os furos para parafusar os móveis, tarefa inevitável.

Uma boa furadeira precisa ter mais de 300 watts e de preferência com rotação tanto a esquerda como a direita para que possa oferecer serviços mais completos.

É uma das melhores ferramentas para marcenaria.

Parafusadeira
Ora, se existe ferramenta para furar porque não para parafusar?

É outra ferramenta básica para marcenaria, por ser muito prática e economizar tempo.

Antes de adquirir uma é importante atentar-se ao tipo de material e serviços que a utilizará, pois há voltagem adequada para diferentes situações.

As menos potentes são de 3,6v, recomendadas para caixas de tomada e peças de computador, e as mais potentes são de 18v, usadas em superfícies mais duras como o concreto e alvenaria.

Esquadro de carpinteiro
Ferramenta Imprescindível para marcenaria. Garantem móveis bem alinhados além de ser útil em marcações.

Indica-se a escolha por esquadros cuja escala é gravada na régua, pois aumenta a durabilidade. Prefira os de aço inox e marcas conhecidas, já que as mais baratas, normalmente, são vendidas fora de ângulo.

Lixadeira
A lixadeira é uma das ferramentas mais importantes para marcenaria. É responsável pelo acabamento da peça, extremamente útil no desbaste da superfície.

Para o uso em madeira, recomenda-se a lixadeira roto orbital, ótima para peças planas de madeira ou aço.

Outras ferramentas
• Martelo;
• Chaves de fenda;
• Formão;
• Grampos.

Conclusão
Com essa lista das principais ferramentas para marcenaria é possível iniciar os trabalhos no ramo e começar a empreender ou se dedicar a serviços recreativos.

Você pode começar agora mesmo a montar o seu kit na MBastos, que conta com catálogo variado de produtos para profissionais e amadores na marcenaria. Visite a loja física, na rua gasômetro, em São Paulo.