Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

O Guia Definitivo Sobre Como Recuperar Madeira


Você tem um móvel em casa que foi passado ao longo das gerações pela sua família? Há um carinho especial nele e por isso deseja recuperar a madeira? Saiba que você pode restaurar e deixá-lo totalmente renovado. É possível dar uma cara nova pararecuperar madeira arranhada, desbotada ou podre.


Também há maneiras de recuperar madeira com cupim, mas você deve agir rápido. Acompanhe as principais dúvidas para deixar seu móvel bonito e moderno.



Como recuperar a madeira antiga do meu móvel?




  • Se o móvel possuir puxadores, dobradiças e demais partes removíveis, remova-os.

  • Pegue uma flanela macia e coloque água junto com álcool nela. Passe ao longo do móvel para tirar toda a gordura e sujeira que esteja impregnada.

  • Continuando o processo para restaurar a madeira, lixe todo o móvel, retirando assim o verniz e a tinta residual. A lixa pode ser número 60. O procedimento deve ser feito até a tinta ou verniz ficarem sem brilho.

  • Preste atenção se o móvel já foi pintado outras vezes. Neste caso, para recuperar a madeira antiga e deixá-la impecável, use um removedor de tinta em gel. Este consegue tirar toda a tinta de várias demãos aplicadas anteriormente.

  • Antes de avançar, verifique se possui pequenas rachaduras no móvel. Neste caso, você deve recuperar madeira rachada através de um retocador de madeira. Se perceber que o tamanho da fenda é grande, utilize a pasta de madeira ou massa
    corrida na região. Ao fim, lixe essas partes trabalhadas.

  • Agora, faça a limpeza da madeira com a flanela seca, retirando assim todo o pó e tinta que sobraram depois de lixar.

  • Continuando com o guia para recuperar madeira velha, chegou a hora da pintura. Faça a pintura preparatória, através de tinta látex PVA (acetato de polivinila) de cor branca. Se a cor final do móvel for mais clara, como por exemplo o amarelo, realize a segunda demão.

  • Finalize o procedimento de restaurar madeira antiga pintando o móvel de acordo com seu gosto. Use uma tinta esmalte a base de água, a qual não possui cheiro. Procure realizar a tarefa com o rolinho de espuma, pois deixa a pintura uniforme. Pinte em sentido único.

  • Espere secar e se necessitar, aplique a última demão para deixar a madeira perfeita. Pronto, está finalizado o procedimento para recuperar armário de madeira ou qualquer outro móvel

Como recuperar madeira atacada por cupim?



  • Por meio de uma seringa, coloque o cupincida nos buracos afetados pelos cupins. Fique de olho para não deixar nenhum furinho sem aplicação, evitando a reinfestação.

  • O produto deve agir por dois dias. Depois, reaplique por mais dois. A partir daí, você irá recuperar madeira podre caso a infestação seja extinta.

  • Finalmente, utilize a massa F12 (especial para madeira) nos buracos da peça. Lixe a madeira e então pode pintar ou passar uma camada de verniz nela.



Devo utilizar verniz ou stain para restaurar madeira antiga?


O verniz pode deixar as camadas antigas descascadas ou com fissuras. Então neste caso, será necessário utilizar o removedor antes de aplicar o verniz. Já o stain não causará prejuízos nas camadas da madeira antiga e o usuário não irá precisar utilizar o removedor. Dessa maneira, opte pelo stain.


Como devo proceder na pintura da madeira?


A pintura é o último processo para recuperar madeira velha. Por isso, defina como você irá desejar seu acabamento final. A técnica de pintura pátina traz uma aparência envelhecida ao móvel. Se preferir que sua peça fique com um aspecto mais novo, utilize a tintura laca, podendo ser a laca fosca, semibrilho ou brilhante.


Conclusão


Agora que você aprendeu como recuperar a madeira, renove os armários antigos que possui, ou aqueles móveis velhos da família que estão largados na garagem. Assim, você conserva as peças antigas da sua família, pois elas servem como boa recordação. Portanto, siga este guia e seus móveis nunca mais ficarão velhos.