Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

Monte Seu Kit de Ferramenta Agora Mesmo: Saiba Como!

Pequenos problemas surgem a todo momento em casa, como ajustar a porta do armário que não está fechando direito, colocar uma prateleira no lugar ou uma persiana na parede, corrigir um vazamento, entre outros. Diante disso, é importante você montar um kit de ferramentas, pois irá resolver o problema mais rapidamente, sem o auxílio de um profissional.

Em primeiro lugar, antes de montar kit de ferramentas, procure por uma caixa. A caixa de ferramentas pode ser de material plástico, pois é leve e simples para guardar os instrumentos. Se o seu kit ferramentas for numeroso, obtenha mais de uma caixa, com o propósito de separar bem as ferramentas e não se perder. E ainda, adicione uma tranca nela caso tenha filhos em casa.

Como iniciar meu kit de ferramentas completo?
O primeiro passo é comprar chaves de fenda e chaves philips. Para montar um kit de ferramentas, é interessante ter 3 tamanhos diferentes para as duas chaves, pequeno, médio e grande. Isso ajudará na hora de apertar ou desafrouxar o parafuso. As chaves Philips são utilizadas em parafusos com o formato de cruz. Procure sempre pelas chaves que tenham um cabo grande, para melhor posicionar a mão. Outros itens também são essenciais na hora de montar kit ferramentas, entre eles:
Martelo
Busque por um martelo que possua cabo de madeira, sendo leves e resistentes. Trabalhos domésticos não precisam de um martelo grande. Existe a opção do martelo unha, ou martelo de carpinteiro, o qual tem uma extremidade que retira pregos.
Arco de Serra
No seu kit de ferramentas completo adicione o arco de serra ou serrinha, responsável por cortar madeira, canos e tubos de PVC, metal e até aço. É bom lembrar que o tipo da serra varia de acordo com o material trabalhado.
Fita isolante e fita veda-rosca
Não deixe de acrescentar a fita isolante e a veda-rosca ao montar kit de ferramentas. A primeira possui a destinação em consertos elétricos e a segunda em consertos hidráulicos.
Fita dupla face e silver tape
A fita adesiva de dupla face permite que você emende, fixe ou cole diferentes tipos de superfície. Tem uma proteção para colar primeiro um lado, e retirando a proteção, grudar o outro lado. Já o silver tape também deve ter espaço em sua caixa de ferramentas. Ele também é uma fita adesiva, porém é bem resistente e não danifica em contato com a água. Pode ser usado para reparar rachaduras em instrumentos musicais e pranchas de surf, arrumar furo em colchão inflável, entre outras utilidades.
Alicate universal
Empregado para apertar e dobrar chapas e fios. O alicate universal ainda corta objetos, como o arame e fios de porte fino e médio.
Chave de grifo
A chave de grifo também é essencial no seu kit de ferramentas, pois ela tem como utilidade apertar porcas e canos. Importante em trabalhos de instalação e manutenção hidráulica.
Por fim, para montar kit de ferramentas, mantenha sempre disponível a extensão, trena, tesoura, super bonder, pregos, parafusos e buchas de variados tamanhos. A extensão é muito útil aliada a uma furadeira, instrumento que também deve estar no seu kit de ferramentas para montar móveis. Todos os itens mencionados são para os usuários que estão começando a montar uma caixa de ferramentas. Se seu nível técnico de habilidade for mais elevado, algumas ferramentas também devem ser lembradas, tais como: nivelador, alicate de bico, chave de teste, chave de catraca, silicone líquido, martelo de borracha, serrote e lixadeira.
Conclusão
Saber manusear os diversos itens presentes do kit de ferramentas vai ajudar a solucionar os problemas mais urgentes, e de simples solução, que surgem em casa. Apesar de algumas ferramentas requererem uma maior habilidade, é fundamental ter sempre em mãos, pois caso você não saiba manipulá-las, seu vizinho ou amigo poderá o socorrer.