Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

Conheça os Principais Tipos de Parafusos, Porcas e Arruelas

Você já teve dificuldades em escolher o parafuso ideal para certa situação? Existem
parafusos de diversos formatos e que atuam em diferentes situações, como parafusos para metal, madeira, drywall, entre outras aplicações. O que distinguem os tipos de parafusos são quatro aspectos, entre eles o formato da cabeça do parafuso, a rosca, a haste e o tipo de acionamento e torque. Já as porcas e arruelas complementam o parafuso e tem como função assegurar a fixação do mesmo. Uma porca é um acessório em forma de prisma ou cilindro, com furo em seu centro
que permite atarraxar ao parafuso. Já a ruela é um disco metálico, também com uma abertura no centro na qual passa o corpo do parafuso.


Tipos de Parafusos


Parafusos passantes


Os parafusos passantes atravessam a área de aplicação. Nesse caso, são necessárias porcas e arruelas para garantir firmeza e estabilidade da união das partes.


Parafusos não passantes


Estes não atravessam os locais que estão sendo aplicados, o que permite dispensar o uso de porca e arruela. Em contrapartida, a área de fixação deve ter uma base ideal, servindo de sustentação para a rosca.


Parafusos prisioneiros


O parafuso prisioneiro é um dos tipos de parafusos que não tem cabeça e possuem rosca nos dois extremos da peça. É indicado para situações que exigem montagem e desmontagens constantes, como palcos e estandes de feiras. Os parafusos usuais não são recomendados nestes contextos. Isso porque a rosca do parafuso tradicional é facilmente danificada com o tempo, em virtude da força de torção.


Parafusos de pressão


Os parafusos de pressão são requisitados quando o objeto em questão requerer boa fixação e ao mesmo tempo possui área limitada, o que impossibilita o suporte de roscas, porcas ou arruelas. Assim, a fixação necessita apenas da força de torque, referente ao aperto da peça.


Formato dos parafusos


Os quatro tipos de parafusos já mencionados possuem diferentes formatos, como podemos verificar a seguir:

Cabeça dos parafusos: pode ser quadrada, redonda, cilíndrica, sextavada, abaulada, escareada e escareada cilíndrica.

Corpo: possuindo parede roscada de diâmetro igual ou diferente da não roscada.

Pontas: do tipo cônica, plana, plana com chanfro e arredondada.

Dispositivos de atarraxamento: quadrado, sextavado, sextavado interno, fenda, fenda cruzada, recartilhado e borboleta.


Aplicações dos parafusos


Parafusos para empregar em metal


Os tipos de parafusos para metal exigem maior resistência, com o objetivo de suportar grande peso. Podem ser utilizados em máquinas industriais ou estruturas metálicas. Costumam ser parafusos de cabeça chata e autoatarraxantes, ou seja, peças com roscas mais finas e afiadas, capazes de prender com mais força no furo.


Parafusos para madeira


Geralmente os parafusos para montagens de móveis são soft, podendo ser sextavado interno ou escareado. O parafuso soft é utilizado para madeiras leves.


Parafuso para drywall


O drywall é uma estrutura fabricada em gesso. Seu parafuso precisa ser autoatarraxante. O tipo de cabeça deve ser de acordo com a ferramenta disponível para aplicação.


Parafuso para lugares úmidos


Para ambientes úmidos, ou ainda locais expostos à maresia, os melhores parafusos são aqueles de aço inox, já que não enferrujam.


Tipos de Porcas e Arruelas


Assim como os parafusos, as porcas também apresentam variados modelos. Entre as porcas mais comuns, estão a borboleta, recartilhada alta, recartilhada baixa, sextavada, auto travante, de pressão e quadrada.
Com relação às arruelas, a mais utilizada é do tipo lisa, que pode ser empregada em inúmeras aplicações. Há ainda as arruelas chanfrada, dentada, de pressão, quadrada e outras.


Conclusão


Os parafusos têm diferentes opções, adequando a variadas circunstâncias. Assim, os parafusos podem ser passantes, não passantes, prisioneiros e de pressão. O material da peça também varia de acordo com o objeto envolvido, por exemplo, parafusos para metal, madeira ou drywall. Já as porcas e arruelas também possuem
muitas aplicações e por isso oferecem diversos tipos.