Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

Quais as diferenças entre compensado, fórmica e madeira?


Você sabe quais são as diferenças entre compensado, fórmica e madeira?

Caso a sua resposta seja negativa, ao ler todo este artigo, não mais existirá falta de conhecimento quanto a diferença entre os tipos de madeiras.

A madeira, fórmica e compensado são materiais muito utilizados tanto na construção de um imóvel quanto na fabricação de móveis e por isso, para que não cometa erros ao falar sobre quaisquer um destes tipos de madeira, listamos abaixo as principais diferenças existentes.

1.Diferenças entre madeira, fórmica e compensado

Madeira
Muitas pessoas não sabem a diferença entre compensado e fórmica, a diferença entre madeira e compensado, porém é algo muito fácil.
A madeira maciça é também conhecida como madeira pura e é assim denominada pelo fato de não ter sido feita qualquer alteração na propriedade da madeira. A grande vantagem por não ter sido modificada é que ela possui uma maior resistência e durabilidade.
Porém, como há esses dois benefícios que fazem toda a diferença, o valor da madeira maciça é bem elevado.

Compensado
O compensado possui três espécies, sendo elas: o sarrafeado, multisarrafeado e o multilaminado. O multilaminado é um tipo de madeira que é formada por meio de placa e que uma resistência maior entre estes três tipos. Além disso, a fabricação do multilaminado é composta por camadas ímpares e que são colocadas de forma perpendicular. O sarrafeado é muito utilizado na fabricação de portas, pois é fabricado com lâminas de madeiras retiradas do miolo de madeira maciça. Já o compensado multisarrafeado é similar ao sarrafeado, porém estas lâminas são menores e é fabricado por meio de compensados laminados.

Como já dito anteriormente, compensado nada mais é que uma placa constituída por diversas folhas de madeiras que são coladas uma a uma.

Além disso, para a fabricação do compensado é utilizada a madeira de pinho, a de jequitibá ou a de cedro.

Porém, estará completamente enganado se optar pelo uso do compensado achando que se trata de um material muito resistente, já que resistência mesmo quem tem é a madeira maciça.

O uso do compensado é grande na fabricação de portas, de móveis e até mesmo em outros objetos.

A maior vantagem do compensado é justamente o valor, pois é muito mais barato que a madeira maciça.

Fórmica
Atualmente, poucos são os móveis fabricados com fórmica.
A fórmica foi um dos tipos de madeira mais utilizado para a fabricação de cadeiras, mesas, móveis para cozinha e armários, principalmente para tampos de mesas. A sua grande vantagem é o fato de poder utilizar água na limpeza externa destes produtos sem que haja a danificação, justamente por causa da sua alta resistência à problemas de umidade. De todo modo, é um tipo de material não muito resistente

Conclusão
A Durabilidade e resistência são propriedades que entre estes três itens, pertencem exclusivamente a madeira maciça, já que o compensado e a fórmica são produtos que não possuem tanta resistência e com isso, a durabilidade é muito menor, não podendo assim, ser realizadas comparações.

De todo modo, conforme disposto, é mais comum encontrarmos mais construções de imóveis ou móveis que utilizam a madeira maciça ou o compensado.

O bom da madeira maciça é a qualidade e a beleza que e visível, mas também em compensação é preciso gastar muito mais dinheiro, justamente por estar comprando algo que durará muito.

Diferente é o que acontece com o compensado, a resistência e durabilidade não são os pontos fortes deste item, seja na construção de um imóvel ou na de um móvel, porém a grande vantagem é o valor gasto, pois é muito mais barato que a madeira maciça.