Carregando
carregando...
Ir para o topo
itens: 0
Loja Parafusos/Ferramentas    
    Loja Ferragens

Post

5 Dicas Para Organizar Sua Marcenaria



Você já ficou procurando por uma ferramenta que tinha certeza que possuía, porém não achava? Pois bem, é uma boa hora para organizar a marcenaria e não perder mais os itens de trabalho. Uma marcenaria ajeitada reflete em mais qualidade e produtividade na produção de móveis, além de motivar a equipe de funcionários. Evita ainda gastos desnecessários com peças e materiais. Por isso, veja uma lista de dicas que vão colaborar para você organizar a sua marcenaria.


1) Organize as ferramentas


Você pode arrumar prateleiras e armários específicos contendo ferramentas para cada grupo de trabalho. O armazenamento das ferramentas de marcenaria deve ficar próximo da área de produção, facilitando o trabalho. Além disso, para organizar a marcenaria tenha uma maleta com as ferramentas básicas, como trena, tapa-furos, dispositivos que ajudam na montagem, dobradiças e corrediças adicionais, além de ferramentas elétricas. Essa maleta bem organizada, com as peças e ferramentas essenciais, contribui nos serviços realizados na casa dos clientes, como a instalação e montagem de móveis. Assim, não será necessário interromper o serviço por falta de equipamentos, o que
poderia atrasar o serviço.


2) Mantenha o espaço limpo


Da mesma forma que fazemos em casa, deixar um ambiente limpo acarreta em equipamentos e matérias-primas bem conservadas, sem falar na higiene do local. No final do expediente em sua marcenaria, não deixa de guardar as peças e materiais de trabalho, e realize a limpeza do ambiente e dos equipamentos. Faça ainda a lubrificação das ferramentas, de acordo com o manual do fabricante, para mantê-las em bom estado.


3) Preserve uma área de estoque


Um dos itens fundamentais para organizar a marcenaria é possuir um local reservado para estoque. Nesta área de estoque ou recebimentos de produtos, os materiais são bem acondicionados, prevenindo danos ou estragos decorrentes da falta de espaço de armazenamento. Para um melhor aproveitamento do estoque de sua marcenaria, evite acumular peças ou ferramentas que serão necessárias somente a longo prazo. Descarte ainda possíveis sobras que não serão reaproveitadas. Dessa forma, abasteça o estoque pensando nos próximos 30 dias, com o objetivo de não sobrecarregar o estoque e de manter o ativo financeiro em constante movimentação. Um exemplo disso, sendo uma das dicas de marcenaria, é não estocar painéis que podem ser concedidos à pronta-entrega. Planeje ainda um espaço aos itens raros e difíceis de encontrar no mercado, para que sua produção não atrase. Por fim, reserve 70% do seu estoque da marcenaria para os materiais de uso frequente em móveis, como colas, cavilhas, dobradiças, entre outros.


4) Possibilite um layout prático do espaço


Outro fator que vai organizar a marcenaria e facilitar a movimentação dos funcionários é o layout do ambiente. Por isso, organize as máquinas, a área de montagem, as matérias-primas e os produtos finalizados de forma que não comprometa a circulação das pessoas. No momento de dispor os equipamentos, também deve ser pensado a sequência lógica de produção. Por exemplo, as máquinas de corte, furação e colagem de bordas seguem esta sequência descrita, e por isso, devem ser posicionados em ordem.


5) Faça o controle de entradas e saídas


É extremamente importante registrar os produtos de estoque, o que entrou e o que saiu. Utilize um software ou ainda uma planilha em excel, e faça o acompanhamento. Isso o ajudará a ser mais produtivo na marcenaria, diagnosticando por exemplo, as reais necessidades de compra de certos itens.


Conclusão


Procure seguir as dicas de como organizar a marcenaria para que seu serviço ganhe em eficiência e deixe os clientes satisfeitos. Portanto, organize e limpe o local e as ferramentas, mantenha a área de estoque e faça o controle das entradas e saída dos materiais, anotando numa planilha.